Wednesday, April 18, 2012

O Crepúsculo dos Deuses


Fecha-se o ciclo do Anel do Nibelungo, com esta última ópera que Wagner demorou a levar a seu termo, pelo intrincado conjunto dos temas míticos escolhidos, a partir das antigas sagas dos Eddas, da História dos Nibelungos medievais cuja leitura também o fascina,já para não falar da sedução dos Contos de Grimm, que Cosima lia ao Serão.
 Em todos estes textos se encontram estruturas arquetípicas que ainda hoje, pela sua universalidade, podem e são recuperadas,em banda desenhada, em filmes como o mais recente, THOR, ou em romances actuais de igual sucesso.
Em O Ouro do Reno, Prólogo que é em si mesmo uma verdadeira ópera, e de que já me ocupei noutros posts, apresenta-se o tema fundador, da maldição do anel, feito com o ouro roubado às ninfas do Reno: simbolismo especial da Água de onde a Vida provém e a que voltarão, fundidos na sua morte, o herói Siegfried e a bela Virgem guerreira Brunilda, sua mulher.
Erguendo as labaredas de Fogo que abalarão o castelo e a esfera dos deuses - a terra superior e a terra média - Brunilda permite a União que alude à Água e ao Fogo como elementos primordiais, que já no Ouro do Reno tinham sido colocados em oposição.
Aqui, no apocalipse final, com o anel devolvido ao rio, fecha-se um ciclo: o do eterno retorno, nascimento, vida e morte, sobre o qual pairam, indiferentes, as Nornas ( equivalentes wagnerianos das Mães no inferno de Goethe, no Fausto II).
As Nornas, as tecedeiras do fio dos variados destinos.
As Mães abissais do Informe do Tempo, a que a vida dará a temporalidade, dos breves sucessos e infortúnios de cada um, deus ou apenas homem, pois os deuses não são, na óptica wagneriana, mais do que os homens, enquanto produto de um imaginário antigo, universal mas perdido.
São pulsões da nossa criatividade, no permanente esforço de entender Deus e o Mundo, o Ser e o Tempo (meditação que nos levaria a Heidegger! )
O excerto do video pertence à belíssima produção do centenário, com direcção musical de Boulez e direcção cénica de Chéreau.

No comments: